quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Xixi no lugar certo ?


Você comprou seu cãozinho, chegou em casa e, em alguns minutos, lá está ele fazendo as necessidades sobre o lindo tapete da sala. Sua vontade é esfregar o focinho do coitado sobre a sujeira. Tem muita gente que faz isso achando que funciona. Esqueça. Você terá dois trabalhos. Limpar o tapete e o focinho do bicho, com a desvantagem de que ele não vai entender que ali não é banheiro.

Ensinar o cachorro a fazer suas necessidades no lugar certo é fácil e rápido. Filhotes podem aprender em menos de três dias. Desde que você leve em consideração que os cães, apesar de inteligentes, não raciocinam como os humanos. Portanto, nossa lógica não funciona com eles.

Além da necessidade biológica, os cães defecam e urinam por diversas razões. Na maioria das vezes, para chamar a atenção do dono. Por isso, não adianta ralhar com o animal. Quando dá bronca, você pode estar dando aquilo que ele quer: atenção.

Antes de iniciar o treinamento, você vai precisar de uma caixa de transporte e de um produto neutralizador de odores. A partir dos 2 meses, um cão já é capaz de aprender a fazer suas necessidades no lugar certo. Se você morar em casa, dê preferência ao quintal ou jardim, em vez de ensiná-lo a fazer sobre jornais - caso de quem vive em apartamento.

Definido o local, é preciso incentivar que o seu cão o utilize levando-o até lá. Rotina é importante. A alimentação deve ser oferecida sempre nos mesmos horários e o cão deve ser levado ao banheiro logo depois das refeições. Quando ele começar a satisfazer suas necessidades, agrade-o até terminar e, em seguida, leve-o imediatamente para casa. Tanto a água quanto a comida não devem ficar à disposição do animal que está sendo treinado. Mas, em dias muito quentes, não restrinja água.

Depois de acordar, depois de comer e antes de dormir são as horas mais propícias para o cão ir ao banheiro. Além de levá-lo nessas ocasiões, fique atento o resto do tempo. Se você se distraiu e percebeu que ele está se preparando para urinar ou defecar em lugar errado, pegue-o rapidamente, coloque-o na caixa de transporte e leve ao banheiro. Ou então tente distraí-lo fazendo barulho.

Se você flagrar o cão fazendo as necessidades em lugar errado, não dê bronca. Trate de ignorá-lo solenemente. Espere que ele termine e saia do local. Só então limpe a sujeira e neutalize o odor com o produto apropriado, pois o cão geralmente volta a usar o lugar em que sente cheiro de fezes e urina. Claro que não é fácil ficar passivo olhando seu cãozinho "sapecar" o tapete. Mas, acredite: quanto mais correto for o adestramento, mais cedo ele vai aprender a fazer xixi no lugar certo.

Um filhote defeca e urina geralmente 6 minutos depois de ser alimentado. Um cão adulto vai ao banheiro geralmente 15 minutos depois da alimentação.

Se o cão urina quando você fala com ele ou quando você chega em casa, ele o faz por submissão ou excitação. Jamais fique bravo, ameace ou dê broncas quando isso acontecer. A melhor maneira de lidar com o problema é ignorar o cão durante uns 10 minutos antes de sair e depois de chegar em casa. Isso vai acalmá-lo.

Evite passar a mão sobre a cabeça do animal. Faça carinho no peito, uma atitude que parece menos ameaçadora para os cães.

Mudar o tipo de ração pode causar transtornos no controle das necessidades do cão. Faça a troca de forma gradual. Misture a nova ração à velha e vá aumentando a quantidade da nova por pelo menos uma semana.

Dica para que o seu cão não faça xixi ou cocô em um lugar específico: coloque o prato de ração no lugar do crime. Ele fará de tudo para não usar como banheiro o lugar em que come.

Nenhum comentário:

Postar um comentário